Desempenho do controlo do tráfego aéreo na Europa e nos EUA é desanimador

Desempenho do controlo do tráfego aéreo na Europa e nos EUA é desanimador

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) divulgou a seguinte declaração do seu Diretor-Geral, Willie Walsh, sobre o desempenho do Controlo de Tráfego Aéreo europeu:

"No mês passado, expressei a minha preocupação com o desempenho do Controlo do Tráfego Aéreo (ATC) na Europa e nos EUA. Ambos são decepcionantes.

O panorama do ATC que todas as transportadoras europeias estão a viver é difícil. As companhias aéreas e os aeroportos trabalharam arduamente para garantir que seriam disponibilizados recursos suficientes para minimizar as perturbações e levar os passageiros a tempo para onde precisam de estar. A falta de recursos do ATC a nível nacional - especialmente na Alemanha e em França - está a impedir que isso aconteça. Embora algumas áreas em termos de desempenho do ATC tenham melhorado ao longo de 2022, continuamos a registar um atraso inaceitável em relação aos níveis de 2019.

Os impactos mais acentuados verificam-se nos aeroportos mais congestionados da Europa, especialmente em Londres Gatwick, onde o desempenho também é afetado por problemas locais de recursos do ATC. Gatwick é agora o aeroporto com pior desempenho entre os 31 principais aeroportos comunicados pelo Eurocontrol e ocupa o 106.º lugar entre os 110 aeroportos abrangidos por todo o conjunto de dados.

É desanimador que os políticos que foram rápidos a criticar as companhias aéreas, no ano passado, tenham permanecido em silêncio sobre as perturbações causadas pelos prestadores de ATC controlados ou regulamentados pelos governos.

O que podem estes políticos fazer para que não tenhamos mais um ano de desempenho do ATC europeu abaixo dos níveis pré-COVID? Para começar, têm de ser responsabilizados pelos custos económicos e ambientais do mau desempenho do ATC, para que tenham um incentivo para tomar melhores decisões.

Este verão revelou-nos que a lista de tarefas a realizar já é bem conhecida - contratação de pessoal adequado, modernização através do Céu Único Europeu e encontrar formas de manter os serviços essenciais de ATC durante os períodos de greve, respeitando os direitos dos trabalhadores".

 

Fonte: IATA, Press Release “European Air Traffic Control Performance” 12 July 2023

13 Julho 2023